Quem já passou pela fila da imigração dos Estados Unidos sabe que a espera é grande, ainda mais quando estamos ansiosos para curtir a viagem. E, desde fevereiro de 2022, o Brasil passou a fazer parte do programa americano Global Entry. Continua lendo para saber o que é!
Esse programa permite que o viajante evite a burocracia e passe mais rápido pelo controle migratório quando chega aos EUA, já que o controle de entrada é feito em totens de autoatendimento.
Para usar esse “fura-fila” você precisa ter o visto americano válido e ser aprovado no programa, mas não se preocupe porque não tem nada de complicado!
Assim como no visto americano, você se candidata e passa por todo o processo de avaliação exigido pelo governo americano, incluindo verificação de antecedentes e entrevista pessoal. A taxa de inscrição é de US$100 (não reembolsável) e, se você for aprovado, é válido por 5 anos.
Se você for aprovado e tiver tudo certinho, a entrada no país vai ser bem mais rápida porque o controle imigratório vai ser feito em tótens de autoatendimento disponíveis em mais de 75 aeroportos do país. Você apresenta o passaporte, tem a impressão digital escaneada, preenche a declaração alfandegária e o totem vai emitir um recibo.
Para quem vai poucas vezes ao país, é um programa que pode não valer a pena, mas se você costuma ir várias vezes a trabalho, por exemplo, pode agilizar muito a sua viagem!