Nesse último fim de ano, eu e o Giovani tiramos alguns dias de férias para visitar nossa família no Rio Grande do Sul. É a nossa terra natal e sempre gostamos de tirar um tempo para visitar várias cidades por lá, por isso, sempre vamos de carro. Afinal tem um pouquinho da família em cada cidade.
E dessa vez resolvemos aproveitar a viagem para conhecer a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, já que era uma região que sempre tivemos vontade de ir. Vou contar como foi a nossa viagem e tudo o que fizemos, mas claro que dependendo de onde você vai tudo muda.
A Serra do Rio do Rastro
Essa serra fica mais ao sul de Santa Catarina e é cortada pela rodovia SC-390. Ela fica no município de Lauro Müller e é uma das mais impressionantes do Brasil, além do caminho já ser uma atração em si, ela conta com vários mirantes com vistas espetaculares.
Nosso percurso
A estrada até Santa Catarina é longa de onde moramos no MS, então a nossa primeira parada foi em Caçador – SC. De manhã seguimos para o nosso primeiro destino na Serra, o Rio do Rastro Eco Resort. A estrada estava muito tranquila e paramos para almoçar na Churrascaria Cascata, logo depois de Bom Jardim da Serra.
A comida estava muito boa e ela fica em um lugar lindo! Atrás da churrascaria passa um pequeno rio e é uma área muito gostosa para passar um tempinho depois do almoço.
A churrascaria fica a mais ou menos 8 km do resort então depois do almoço chegamos rapidinho.
Rio do Rastro Eco Resort
Esse Eco Resort era um lugar que eu queria conhecer há muito tempo e aproveitamos para passar um dia. Nossos clientes da agência que vieram amaram e depois de passar por lá entendi o porquê!
Toda a experiência de ficar no seu próprio chalé na serra catarinense é um luxo. Além disso, eles têm uma estrutura completa com bar, lounges, restaurante, salão de eventos e várias atividades para fazer tanto no resort como fora, que é o caso do Wine Tour.
Nossa hospedagem foi no chalé do lago, mas sobre o resort em si vou contar em mais detalhes no próximo post. Fazer essa viagem só para passar alguns dias no Rio do Rastro já teria valido a pena!
Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco
No outro dia, seguimos para a Serra do Rio do Rastro em si. Nossa primeira parada antes de descer a serra foi no mirante que fica quase no topo. Além desse, existem outros mirantes ao longo da serra em que você pode parar para admirar a vista.
Ao começar a descer a serra entendemos toda a fama que ela tem! O percurso em si já é uma atração e a cada curva você descobre uma paisagem diferente. Ainda bem que a parte de dirigir por essas curvas ficou para o Giovani porque ao mesmo tempo que é lindo, bate aquele frio na barriga.
Descendo a Serra em Lauro Muller paramos para conhecer a cervejaria Lohn Beer. Uma cervejaria artesanal local muito boa. De lá seguimos para a Serra do Corvo Branco que fica no caminho para Urubici.
Preciso dizer que a estrada até lá foi um sufoco. Nos deparamos com alguns trechos de asfalto com buracos enormes, sinais de desmoronamento, foram trechos que realmente ficamos receosos de passar, mas levando em conta que não estava interditado, contornamos pelo acostamento e seguimos em frente.
Um dos trechos famosos dessa serra é onde a estrada corta uma montanha, formando um paredão de 90 metros de profundidade, é impressionante e lindo.
Chegando na região tivemos a surpresa de descobrir o Altos do Corvo Branco, um parque turístico que está sendo construído ali. A princípio iríamos passar somente pela serra, mas decidimos parar para conhecer e valeu a pena!
O parque por enquanto tem 5 mirantes e o proprietário nos contou que em breve terão uma ponte de aço e vidro que irá atravessar um dos vales. Além disso, tem um café para fazer uma pausa e para quem quiser se hospedar por ali, existem 2 lofts lindos disponíveis no Airbnb.
A entrada no parque é de R$50,00 e eles tem uma vista privilegiada, se você passar por ali com certeza vale a pena conhecer!
Aproveitar essa viagem ao RS para conhecer a serra catarinense realmente valeu a pena. Se você também gosta de descansar e curtir um tempo com tranquilidade e paisagens diferentes, essa região é a escolha perfeita.
Se quiser fazer uma reserva no Rio do Rastro Eco Resort ou nos lofts do Altos do Corvo Branco, envie uma mensagem que eu conto todos os detalhes e cuido de tudo para você!