Nada pior do que aquele sentimento de ficar na esteira esperando e esperando, ver todo mundo pegando a sua mala, o saguão ficando cada vez mais vazio e nada da sua mala aparecer.
A situação por si só já é péssima, mas pior que isso é não saber o que fazer nessa hora, por isso, separei tudo o que você precisa saber para encarar essa situação (um pouco) mais tranquila. Continua lendo!
Ao despachar a sua mala, a companhia aérea se torna
a responsável legal por aquele objeto
Algumas leis para consultar:
Código Civil – Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.
Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016.
O extravio de malas é mais comum quando pegamos voos com conexões e troca de avião. Nesse processo, sua mala pode acabar ficando ou indo para outro lugar. A média atual é de 7,6 bagagens extraviadas a cada 1000 passageiros.
Fonte: 2023 Baggage IT Insights – Sita
Guarde o comprovante de despacho da mala
A primeira coisa que você deve fazer antecede a perda da mala! Guarde o seu comprovante de despacho da mala em um local seguro e que você tenha certeza de que não vai perder. Isso quer dizer que não é pra pegar e colocar no bolso do casaco ou da calça, não é pra enfiar no bolsinho lateral da mochila. Eu sempre coloco dentro da carteira ou do porta dólar, porque sei que são lugares que não tem risco de cair e eu não ver.
Outra dica é tirar uma foto do comprovante assim que você receber.
E quando sua mala não aparece?
Primeiro, ainda no saguão de desembarque procure pelo balcão da sua companhia aérea ou, no caso de aeroportos menores, informe para algum funcionário a situação e peça orientações de onde fazer a reclamação.
No caso de danos à sua bagagem, por exemplo, corpo da mala quebrado ou rasgado, alça danificada, rodinhas quebradas, você também deve informar à companhia aérea antes de sair do saguão de desembarque.
Segundo, no balcão da companhia aérea você vai preencher o RIB (Registo de Irregularidade de Bagagem) e informar os dados necessários para eles devolverem a sua bagagem.
Prazos para localizarem sua bagagem
Voos nacionais – 7 dias
Voos internacionais – 21 dias
Seus direitos
Compensação financeira para gastos emergenciais
Se a sua mala for extraviada em um voo de ida, ou seja, fora do seu domicílio, a companhia aérea deve te dar uma compensação financeira para gastos emergenciais durante o período.
O valor e a forma de ressarcimento depende da sua rota e da companhia aérea, por isso, é importante guardar todos os comprovantes de gastos desse período.
Indenização se a mala não for encontrada
Se a mala não for localizada no prazo, a companhia deve indenizar o passageiro em até 7 dias. O valor da indenização varia, mas pode chegar a 1228 DES (Direito Especial de Saque).
Caso precise entrar na justiça para pedir essa indenização, indico sempre que você procure um advogado que já tenha experiência nessa área.
Seguro Viagem
Quem me acompanha já está cansada de ouvir isso, mas sempre contrate um seguro viagem! E tem que ser um seguro que cubra o extravio de bagagem, porque nem todos cobrem.
Nesses casos, o seguro te dá um valor para os seus gastos emergenciais e você não fica totalmente desamparada nessa situação, ainda mais quando falamos de viagens internacionais.
Não sabe qual seguro contratar? Envie uma mensagem que eu faço a cotação e indico o melhor seguro para as suas necessidades!