Artigo atualizado em 26/01/2023
Essa é uma das dúvidas mais comuns quando falamos de viajar de avião e se é a sua também, continue lendo esse post!
Existem regras diferentes para voos nacionais e internacionais, mas antes de entrar nesses detalhes quero te perguntar: você já parou para pensar porque não podemos levar nada além desse limite?
Creme, líquido, gel, aerossol e até mesmo tubos grandes de pasta de dente podem ser descartados caso estejam fora das normas da companhia aérea. O objetivo dessas regras é evitar explosões a bordo.
As leis e normas geralmente só são criadas depois que algo acontece e no mundo das viagens não é muito diferente. Em 1976 em Barbados, 73 pessoas morreram na queda de um avião causada por explosivos que foram carregados em tubos de pasta de dente e o mesmo já aconteceu com garrafas de água. As embalagens permitidas foram reduzidas para justamente diminuir os riscos de ações semelhantes.
Essas e outras ações de segurança foram reforçadas mais ainda após o 11 de setembro. Então, por mais que algumas coisas pareçam sem sentido, sempre há uma justificativa por trás. Agora vamos ao que você pode e não pode levar na prática.
BAGAGEM DE MÃO | VOOS NACIONAIS
Você pode levar com você na cabine até 4 frascos de 500 mL ou 500 g cada (incluindo perfumes, desodorantes e produtos de higiene pessoal ou médica). Álcool em gel em frascos de até 500 mL e no total não pode ultrapassar 2 litros.
BAGAGEM DE MÃO | VOOS INTERNACIONAIS
Já em voos para fora do Brasil, você pode levar até 10 frascos de 100 mL, ou seja, um total de 1 litro. Os líquidos devem estar dentro de sacos plásticos transparentes e fechados hermeticamente (Ziplock).
O que importa tanto em voos nacionais como internacionais é que a capacidade do frasco não deve ultrapassar o limite estabelecido. Isso quer dizer que mesmo que você tenha 100 mL de água em uma garrafa de 500 mL, não poderá entrar com ela.
Outro item que gera dúvida são os aerossóis. Em voos nacionais é permitido levar bagagem de mão, nos voos internacionais não pode.
Na bagagem despachada podem ser levados frascos maiores desde que respeitando o limite de peso da mala, exceto bebidas alcoólicas que tem a sua própria regra.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
O percentual alcoólico da bebida não deve ultrapassar 70% e deve estar lacrada dentro da embalagem original do fabricante. Cada pessoa pode levar no máximo 5 volumes de até 1 litro cada e o que ultrapassar precisará ser descartado na hora.
Em voos nacionais você pode levar essa quantidade na cabine, como por exemplo as caixas de vinho. No entanto, se for um volume grande, irá conta como uma bagagem de mão. Então se você estiver com uma mala, mochila ou bolsa, é preciso se atentar a isso.
Levando uma mala de mão, seu segundo volume deverá caber embaixo do assento à sua frente.
Já nos voos internacionais as garrafas não poderão ser levadas na cabine, somente na mala despachada.
Espero que a maioria das suas dúvidas tenham sido esclarecidas e na hora das compras na sua viagem sempre lembre desses detalhes para não correr o risco de ter que jogar fora na hora de embarcar!
Para ver todas as regras com detalhes visite o site da ANAC.