O QUE FAZER EM ARRAIAL D’AJUDA | MEU ROTEIRO DE 7 DIAS

Praia do Espelho | Praia do Apaga Fogo

Depois de tantos meses longe da praia, não poderia ter escolhido um lugar melhor para ir: Arraial d’Ajuda (Bahia)! Esse é o primeiro post sobre Arraial e quero começar falando sobre o meu roteiro de 7 dias lá para vocês terem uma visão geral.

Arraial fica pertinho de Porto Seguro e é uma região que eu amo me hospedar. Eu amo porque é pertinho de Porto Seguro mas sem aquele agito todo de lá, além disso, tem o clima de Trancoso mas é bem mais em conta e dá pra ir para esses outros locais em um bate e volta tranquilo. Além da praia, a noite na Rua Mucugê vai te surpreender, apesar de Arraial ser pequena, tem muuuitas opções de restaurantes, bares e lojas para passear à noite!

COMO CHEGAR EM ARRAIAL

No aeroporto

Eu voei de Campo Grande (MS) até Porto Seguro e pegamos a balsa para atravessar até Arraial. O valor da balsa foi de R$5,40 por pessoa, você pode atravessas a pé ou de carro e o trajeto é rápido, cerca de 5 minutos. No nosso caso já tínhamos contratado um transfer com a Arraial Trip Experience então fomos desde o aeroporto até o hotel com eles. Outra opção é pegar um táxi/Uber do aeroporto até a balsa, fazer a travessia a pé e chegando em Arraial pegar outro táxi/Uber se sua hospedagem for mais distante.

HOSPEDAGEM

Hotel Carambola

Sobre as praias, Arraial não tem uma orla com calçada como em outras cidades litorâneas, então tem muitas opções de hotéis e pousadas pé na areia que são as minhas preferidas! Dessa vez fiquei no Hotel Carambola que fica na Praia do Apaga Fogo.  É um hotel 4 estrelas ótimo. O café da manhã é bem variado e gostoso e o restaurante também tem ótimos pratos, fizemos algumas refeições por lá e gostei muito. A estrutura também não deixa nada a desejar, os quartos são novos, tem piscina, spa e o hotel é todo aberto então ficamos mais à vontade para nos hospedar lá.

Para quem fica nos hotéis a beira mar não tem custo nenhum para usar as estruturas de praia do hotel e os garçons te atendem lá mesmo. E para quem não fica nesses hotéis e quer curtir a praia, a melhor opção é procurar um dos restaurantes a beira mar que tenha o serviço de estrutura de praia.

DIA 1 – CHEGADA

Primeiro dia chegamos no fim da tarde então foi dia de nos acomodar, caminhar um pouco pela praia e descansar da viagem.

DIA 2 – PRAIA DO APAGA FOGO

Passamos a manhã e a tarde na Praia do Apaga Fogo e almoçamos no restaurante do hotel. O hotel tem a própria estrutura então é muito prático, só sair do quarto e direto para a praia. Fim da tarde fomos andar um pouco pela Rua Mucugê e voltamos para jantar no hotel.

DIA 3 – DIA EM TRANCOSO NA PRAIA DOS COQUEIROS

As 8:30 da manhã partimos para a Praia dos Coqueiros em Trancoso, de novo com o transfer da Arraial Trip Experience, o trajeto foi de cerca de 1 hora. Ficamos na Barraca Enseada Beach Trancoso e gostei bastante da estrutura. Os valores das comidas são mais altos mesmo por estar em Trancoso mas almoçamos um peixe assado que estava maravilhoso! A tarde fizemos o tour histórico pelo Quadrado de Trancoso e voltamos para jantar no hotel de novo.

DIA 4 – PRAIA DO APAGA FOGO

Tiramos a manhã para caminhar até a Ponta do Apaga Fogo e curtir o sol. Almoçamos no hotel e a tarde fomos para a Rua Bróduei passear. Esse é o centrinho de Arraial onde fica a Praça São Brás e a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda onde fica o famoso mirante das fitinhas! E além do lindo mirante tem várias lojinhas de artesanatos e souvenirs e as lojas são todas coloridas, é um lugar lindinho! Aproveitamos para tomar um sorvete da Coelhinho, é uma sorveteria muito gostosa e perfeita para curtir o fim da tarde.

À noite pegamos um uber e fomos até o Quadrado de Trancoso jantar na Choperia Piquiá. O Quadrado parece outro lugar à noite quando todos os restaurantes e bares abrem, vale a pena tirar uma noite para jantar lá!

DIA 5 – DIA TRANQUILO

Quando viajo para praia gosto sempre de deixar um dia sem nada muito programado. O mar e a praia apesar de relaxante cansam o nosso corpo então nesses dias geralmente fazemos um dia tranquilo. Passamos uma manhã de preguiça no hotel e resolvemos almoçar na Barraca do Gaúcho em Porto Seguro. Voltamos para o hotel para dar a nossa sesteada e a tarde fomos ao Café da Santa no centrinho, é um café bem aconchegante e perfeito para passar o fim da tarde! E a noite claro que fomos curtir a noite na Rua do Mucugê!

DIA 6 – PRAIA DE CARAÍVA

De novo com o tranfer da Arraial Trip fomos conhecer Caraíva, minha primeira vez lá. A viagem é mais longa mas vale a pena! Passamos o dia com day use na Pousada Coco Brasil e gostei bastante, a praia é linda e tem várias opções de passeios por lá. Como era a nossa primeira vez por lá caminhamos pela região da praia mesmo e curtimos o dia. A noite voltamos e jantamos no hotel mesmo.

DIA 7 – PRAIA DO ESPELHO

No nosso último dia não poderíamos deixar de ir visitar a Praia do Espelho! A praia fica em Curuípe e é um paraíso! Ela recebe esse nome porque na maré baixa as piscinas naturais ganham um tom de azul esverdeado lindo. Mas não é em qualquer dia que você consegue ver a praia no seu auge, antes de ir consulte a tábua das marés pra ver quando vai ser a maré  baixa, é a melhor época. Lá passamos o dia na Barraca Recanto do Espelho e é a barraca que eu sempre fico quando vou a essa praia. Também fomos de transfer da Arraial Trip Experience.

A noite, para fechar os nossos dias em Arraial fomos jantar na Rua do Mucugê!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *