Depois de muitos anos desde a minha última viagem a Espanha e Portugal, finalmente pude voltar e, sem dúvidas, é um roteiro que você pode repetir quantas vezes quiser que sempre vai ter uma coisa nova pra conhecer!
Eu fiz esse roteiro em abril junto com o nosso grupo da Yantur, minha agência de viagens. Como em todos os nossos roteiros da agência, vale dizer que preparamos tudo pensando em pessoas de 50+. Isso quer dizer que não é aquele roteiro corrido que você mal tem tempo pra comer. Quando eu preparo viagens para essa faixa etária, a prioridade é que ninguém fique doente por cansaço.
Claro, temos que passear e conhecer o máximo que der, mas gosto de deixar noites livres para explorar restaurantes, algumas tardes livres para fazer compras e, assim, não ficamos naquela ansiedade de sempre ter hora marcada pra alguma coisa. Afinal, uma viagem é pra descansar a mente também.
Então se você acha que esse perfil de viagem combina com você, vem ver o roteiro completo!
A viagem durou 14 dias no total, incluindo os dias de saída do Brasil e retorno. Independente do horário dos voos, eu nunca planejo nada para o dia da chegada ou da volta porque, mesmo que o horário do voo esteja marcado, não dá para ter certeza da hora que você vai chegar no seu destino.
Além disso, os voos são longos e se você mora no interior como eu, pode levar até mais de 1 dia até o destino. Então o dia da chegada é pra você fazer check-in no hotel, se acomodar, descansar e se sobrar ânimo dá para explorar as redondezas do hotel.
TEMPERATURA EM ABRIL E MALA
Falando do clima, vou comentar só sobre o mês de abril que foi quando eu fiz essa viagem. Na Europa, as estações são bem marcadas então cada mês pode precisar de uma mala diferente.
Abril é um mês de clima agradável e pouca chuva, mas a temperatura pode variar dependendo das cidades que você visitar. As temperaturas durante a viagem ficaram entre 10 e 20 graus e em algumas horas do dia até mais calor.
Quando os termômetros marcam essas temperaturas, o segredo é você levar roupas que consiga vestir em camadas. Isso quer dizer que, em vez de levar casacos grossos e volumosos, é melhor você levar blusas térmicas, camisas, blazer e peças desse tipo que você consiga sobrepor se esfriar mais ou retirar se esquentar.
E também vale lembrar que em cidades como Barcelona, Madrid e Lisboa tem muitas lojas de departamento com preços bem atrativos. Então sabendo que você provavelmente vai comprar uma peça ou outra, você já pode levar menos peças.
Sobre calçados, tudo depende do seu estilo, mas a minha dica é que você leve somente calçados confortáveis. Eu levei 2 tênis confortáveis e um chinelo e foi mais do que suficiente.
Durante o dia caminhamos muito e nada pior do que estar desconfortável. Dependendo do calçado, você pode até acabar machucando os pés e atrapalhar o passeio dos próximos dias.
No meu Instagram postei um vídeo mostrando tudo que levei na mala, dá uma olhadinha se quiser ver a lista completa!
ROTEIRO
DIA 1 - Chegada em Barcelona
O dia de chegada eu sempre deixo livre para termos tempo de fazer o check-in, se acomodar no hotel e descansar. Dependendo do horário de chegada (e do ânimo) ainda dá para dar uma volta e conhecer a região do hotel.
DIA 2 - Barcelona
Nosso primeiro dia de passeio foi com city tour:
Museu Nacional d’Art de Catalunya
Tour a pé pelo bairro gótico (El Gótic)
Palácio Real de Barcelona
Catedral de Santa Eulália
Almoço no The Chipiron
Basílica Sagrada Família
Fim da tarde livre
Jantar no Bar Velódromo
O grande momento do dia foi visitar a Basílica Sagrada Família e é um local que você tem que entrar pra ver, porque ela é incrível por fora e por dentro. Para quem não conhece, a Basílica é uma das obras de Antoni Gaudí e durante o passeio pela cidade vimos outras obras dele também. Barcelona é a cidade onde estão a maioria das obras dele, então para quem ama arquitetura e arte é uma cidade incrível!
DIA 3 - Barcelona > Madrid
De manhã foi hora de ajeitar as malas, tomar o café da manhã e partir para pegar o trem para Madrid. O trem é de alta velocidade (250~300 km/h) e o trajeto é de cerca de 2h30. De ônibus essa viagem levaria cerca de 8 horas, então vale a pena.
Em Madrid fiquei no Hotel Emperador. Depois do check-in aproveitei para caminhar perto do hotel. Ele fica em uma área bem central então é uma região legal para caminhar, fazer comprinhas e curtir o movimento da cidade. As lojas que eu gosto e que encontrei nessa região foram Uniqlo, Zara, Primark, H&M e Mango.
À noite jantamos no El Gaucho, também pertinho do hotel. Pedimos bife de chorizo e assado de tira que estavam ótimos!
DIA 4 - Madrid
No nosso segundo dia em Madrid fizemos o city tour e esses foram alguns dos lugares onde passamos:
- Praça do Retiro
- Templo de Debod
- Praça dos Touros
- Plaza Mayor
- Plaza de la Puerta del Sol
- Almoço no Rincón de Ati
- Palácio Real
- Restante do dia e noite livre
- Jantar no La Toscana
Nós fizemos o city tour de ônibus privativo então além dos pontos onde paramos, conforme vamos andando de ônibus pela cidade, a guia vai explicando outras coisas, então o passeio fica bem mais interessante!
DIA 5 - Toledo
Esse dia ficou reservado para Toledo, que fica a mais ou menos 70 km de Madrid.
A cidade é conhecida pelos monumentos árabes, judeus e cristãos, porque foi uma cidade onde esses povos conviveram juntos. Também visitamos a Catedral de Santa Maria de Toledo, a segunda maior catedral do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro em Roma. É uma cidade medieval linda e que vale a pena colocar no seu roteiro!
Depois do tour por Toledo, almoçamos no Braseria Aqui e retornamos para Madrid.
Jantamos no Oven Mozzarella e finalizamos a noite assistindo a um espetáculo de dança flamenca.
DIA 6 - Madrid
Dia livre em Madrid. É sempre bom colocar alguns dias livres no roteiro pra você acordar mais tarde, sem compromisso e poder descansar!
Aproveitei para andar com o Giovani pela região da Puerta del Sol e da Plaza Mayor, pertinho do hotel, pra conhecer e também pra ir em algumas lojas com mais calma.
Também fui comer o famoso churros na Chocolateria San Ginés e jantamos no Ginos.
DIA 7 - Madrid > Sevilha
Dia de mudar de cidade. Seguimos de ônibus privativo de Madrid para Sevilha, onde ficaremos os próximos 3 dias. Nossa hospedagem foi no hotel San Gil Sevilla.
DIA 8 - Sevilha
Nesse dia, fizemos o city tour por Sevilha e esses foram alguns dos lugares que conhecemos:
- Plaza de España
- Real Alcázar de Sevilha
- Almoço no Bar Catedral
- Catedral de Sevilha (subimos na torre também, vale a pena!)
- Iglesia colegial del salvador
- Jantar no Bar el Badulaque
Foi um dia de conhecer muitos lugares lindos e o legal foi que pegamos a semana da Feira de Abril de Sevilha, então vimos várias pessoas com trajes típicos. Essa é a festa mais popular e conhecida da capital e é como um festival que dura a semana toda. A feira não tem uma data fixa, depende da Semana Santa, então se você estiver planejando sua viagem nessa época vale a pena dar uma pesquisada.
DIA 9 - Ronda
Dia de conhecer a cidade de Ronda! Ela fica a mais ou menos 130 km de Sevilha e o trajeto de ônibus dura cerca de 2 horas.
Ronda é fica na província de Málaga e a cidade em si fica em cima de um penhasco. A Ponte Nova é a construção mais emblemática da cidade e ela liga a região antiga ao bairro moderno da cidade.
A parte turística de Ronda é bem compacta, então você consegue fazer tudo a pé, mas vale dizer que tem bastante ladeiras. Esses foram alguns dos lugares que conhecemos:
- Puente Viejo (Ponte Velha)
- Plaza de Touros
- Ponte Nova
- Casa del Rey Moro
Retornamos para Sevilha depois de conhecer a cidade e almoçamos no Bar Antiguidades perto da Catedral de Sevilha. É uma região movimentada, com bastante restaurantes e lojas.
À tarde fomos até o local da Festa de Sevilha. A feira acontece em um grande espaço aberto e tem várias tendas que são alugadas por famílias, empresas, sindicatos para ser um espaço para essas pessoas curtirem a festa.
As tendas na rua principal da feira são na maioria de famílias e empresas, mas existem algumas tendas “públicas” que você pode pedir comidas e bebidas. É uma festa pra comer, beber e dançar e é bem diferente das feiras e festas que temos no Brasil, então vale passar pra conhecer. Durante o dia tem um movimento bem tranquilo e depois que o sol se põe que o lugar fica mais cheio e a festa começa
Para fechar o dia, jantamos no hotel. Pedi uma sangria e um macarrão com frango e bacon, muito bom!
DIA 10 - Sevilha > Lisboa
No décimo dia partimos de Sevilha para Lisboa. São cerca de 420 km que fizemos de ônibus privativo mais uma vez e no caminho fizemos uma parada para conhecer Évora.
Évora é uma cidade histórica de Portugal e fica há mais ou menos 130 km de Lisboa. É uma cidade pequena mas com muita coisa interessante para se ver. Ela também é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
Esses foram alguns dos lugares por onde passamos:
- Templo Romano de Évora
- Catedral de Évora
- Praça do Giraldo
- Igreja de São Francisco (Capela dos Ossos)
Depois do tour por Évora seguimos para Lisboa, onde ficaremos os últimos 4 dias. Hospedagem no HF Félix Lisboa.
DIA 11 - Lisboa
Começando nossos dias em Portugal, o primeiro dia foi o city tour em Lisboa e essas foram algumas das nossas paradas:
- Parque Eduardo VII
- Mosteiro dos Jeronimos
- Parada no Pastéis de Belém
- Torre de Belém
- Padrão dos Descobrimentos
Depois do tour ficamos na região do centro de Lisboa (cerca de 1 km do nosso hotel), onde tem vários restaurantes e lojas e almoçamos no Café Gelo. A tarde era livre então aproveitamos para curtir a cidade, passear nas lojinhas e depois retornamos para o hotel de tuktuk.
DIA 12 - Fátima
Esse dia foi reservado para conhecer Fátima. Essa é uma cidade que fica a cerca de 130 km de Lisboa e é o maior destino religioso de Portugal e um dos maiores do mundo.
Para quem não conhece a história, a cidade ficou mundialmente conhecida pela aparição da Virgem Maria às três crianças pastorinhas da região em 1917. Hoje o complexo do Santuário de Fátima é formado pela Basílica Nossa Senhora do Rosário e a moderna Basílica da Santíssima Trindade que foi construída em 2007.
No centro tem uma grande área aberta onde acontece a Procissão das Velas à noite e ao longo do dia acontecem várias missas.
É um tour que se você vai para turismo dura de 2 a 3 horas, mas se você for uma pessoa religiosa pode encontrar mais atividades como missas, rosários e participar da Procissão das Velas.
Nosso almoço foi no Apollo Caffé em Fátima e o restante do dia foi livre. Fechamos o dia jantando no Café Gelo mais uma vez.
DIA 13 - Sintra
No nosso último dia de passeio fomos conhecer a cidade de Sintra.
Sintra é uma cidade com muitas atrações medievais, então tem castelos, palácios e museus que mostram muito da história e arquitetura portuguesa.
A atração principal do dia foi conhecer o Palácio da Pena. Esse palácio era a casa de veraneio da realeza e, além da parte externa, no interior tem vários ambientes pra você conhecer. Tudo muito bem conservado, quartos inteiros com móveis e decorações da época, então tem muita coisa pra conhecer!
Andamos pelas ruas de Sintra também e almoçamos no Restaurante Alcobaça. Depois passamos pela região de Cascais com uma breve parada e retornamos para Lisboa.
DIA 14 - Retorno ao Brasil
Quer fazer uma viagem parecida com essa? Clica aqui para falar com a Yantur, minha agência de viagens! Nós organizamos todo o roteiro para você, incluindo indicações de hotéis, passeios, guias de turismo e muito mais!